Sexualidade Humana



São muitas as questões que envolvem a Sexualidade Humana mas são poucas as pessoas que efetivamente procuram ajuda profissional, mesmo que a situação esteja afetando negativamente a sua vida e/ou seus relacionamentos. Ainda hoje a sexualidade e o sexo são tratados como temas desconfortáveis pela maioria dos indivíduos (muitas vezes por influência cultural e/ou religiosa). As principais dificuldades encontradas quando se trata de Sexualidade Humana são amplamente classificadas em disfunções de origem psicológica, disfunções de origem orgânica ou disfunções de origem mista, e é um profissional capacitado em Sexualidade Humana ou Sexólogo que pode identificar e sugerir o melhor tratamento para cada caso. Na maioria dos casos, o diagnóstico é feito em parceria outros profissionais (médicos ginecologistas, urologistas, fisioterapeutas, etc.) justamente para ter um panorama mais preciso do caso e podermos dar continuidade ao de maneira eficaz.


Disfunções Sexuais Femininas

Alguns fatores que influenciam as disfunções sexuais femininas são questões de natureza psicológica como o histórico de vida, conflitos conjugais, ansiedade e depressão, e questões de natureza fisiológica como a existência de doenças, uso de medicamentos e de estimulação sexual inadequado do corpo.

Podem-se levantar como características aparentes e recorrentes em disfunções sexuais femininas a diminuição do interesse pela sexualidade, a dificuldade na fase de excitação e em desencadear o desejo sexual.

Se não forem devidamente diagnosticadas e tratadas, tendem a evoluir com agravamento ao estado crônico, o que prejudica não só a vida sexual, mas também diversos outros aspectos da vida da mulher, como o psicológico, o profissional e as relações humanas.

Dificuldade de ter prazer durante o ato sexual, sentir dor durante o ato sexual ou não conseguir concretiza-lo devido a dor, dificuldade de atingir o orgasmo, falta de interesse/excitação no ato sexual, são as principais queixas femininas.


Disfunções Sexuais Masculinas

As disfunções sexuais masculinas podem ser categorizadas em três grupos: quanto ao desejo (pouco interesse ou interesse excessivo por sexo), quanto à excitação (disfunção erétil) e quanto ao orgasmo/ejaculação (ejaculação precoce, ejaculação retardada, ejaculação retrógrada, anaejaculação e anorgasmia).